Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

terça-feira, 17 de março de 2009

A paciência da Anta

Existem muitas por aí. São testemunhas silenciosas das festas do tempo. Ora sozinhas, ora habitadas, confundem-se com as rugas da terra, com o odor das árvores, com as cores das pedras, com as marcas dos caminhos.
... aldeias abandonadas... será? Terão elas alguma vez sido mesmo abandonadas? Impõem-se por si só, como guardiãs destemidas de um tempo e de lugares especiais. E quando as encontramos, não é difícil imaginar a agitação que andou por ali. É só esperar um pouco e aquietar-se. De mansinho, essas memórias vivas, mesmo sem as termos, saem dos esconderijos, como gatos curiosos. Chegam como cicerones irónicos, dando conta do que poderia ser mas não é. Talvez um dia, por força de vontades alheias ou de heranças reabilitadas, elas voltem a ser garridas como esvoaçantes aventais de chita.
Há muitas por aí... e por aqui. No Reino do Rego, existem algumas. Noutros reinos, as histórias são muitas.
Aqui fica a de Anta de Mazes.
Mais info. em:
Terras D'Ouro
Joaquina da Anta
Percurso "Anta de Mazes" (PR4)
Anta de Mazes álbum


*

1 comentário:

Anónimo disse...

No reino do Rego também existe uma anta mas nunca se localizou: trata-se do sítio designado de "Meimoa" que normalmente está associado a mamoas, antas ou dólmens. Já agora, para quem pretenda inicar-se nas actividades arqueológicas de prospecção, a Meimoa fica depois da Padaria do Sr. Nelson, próximo do marco géodésico :)