Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

U2 nas festas do 3.º aniversário da Confraria do Rego

Integrado no programa das festas do 3.º aniversário da Confraria do Rego, a celebrar em Outubro de 2010, anunciamos a confirmação do concerto dos U2 em Coimbra (Estádio), no dia 2 de Outubro.
Cf. : http://www.u2.com/tour/index/

Recentemente, testemunhas oculares registaram a passagem do grupo pela estação da Pampilhosa...como podem verificar na foto. Ao que foi apurado, estavam com dificuldades com os horários e transbordos para a linha da Beira...
Isto porque, o Comendador João Bernardo pretende recebê-los na futuramente recuperada estância de turismo rural da Tojeira e eles já lá foram ver se existem condições logísticas para assentar arraiais.

Outro dos pontos altos desta visita relâmpago foi, sem dúvida, a passagem pelo Rego. Tendo em conta que o concerto estava agendado para a zona de lazer aqui no Tourigo, o grupo aproveitou ainda para verificar as condições no terreno. No entanto, a falta de espaço para estacionamento ditou a opção pelo Estádio em Coimbra.
... quanto ao 2.º aniversário, o programa de festas ainda está em aberto.

Árvores de Tourigo




Olival e Museu

24 concelhos da região da Beira Interior; até 2500 novos postos de trabalho; reconversão de culturas; 2500 hectares de novas plantações e de olival tradicional.
Estas são algumas das coordenadas do projecto que foi apresentado e já aprovado pelo Ministério da Agricultura, tratando-se do maior projecto de agricultura biológica no país.
Quase nem dá para a creditar mas é verdade.
Haverá, provavelmente em 2011, azeite virgem extra produzido nas nossas santas terrinhas.
Vejam mais em:
Olival biológico da Beira Interior apoiado pelo PRODER
Beira Interior: cinco mil hectares serão convertidos em olival biológico até 2013

Entretanto, por Terras de Besteiros, destaca-se o período de festas, tão apropriado nesta fase de eleições.

Lembram-se do Museu Terras de Besteiros?
Aquele que não tem extensão em Tourigo, apesar de existir cá o "Museu"?! Pois bem, esse já foi inaugurado no feriado municipal, 16 de Setembro.
Aqui fica, para mais tarde recordar, o convite e o spot publicitário (apreciem a genica deste Museu...).
Inauguração das obras de requalificação e adaptação do Solar de Sant’Ana para núcleo sede do Museu Municipal