Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Castanha e deliciosa

Tarte de Castanhas

Ingredientes
250 g de farinha
1 pitada de sal
70 g de açúcar
1 ovo
125 g de manteiga amolecida
Farinha para polvilhar
Papel de alumínio
Feijão seco
600 g de castanhas congeladas, limpas
0,5 L de leite
1 pitada de sal
1 colher (chá) de baunilha líquida
80 g Chocolate Culinária
1 lata Leite Condensado
2,5 dl Natas

Preparação
Prepare a massa. Deite num recipiente a farinha, o sal, o açúcar, o ovo e a manteiga e misture bem todos os ingredientes. Faça uma bola de massa, coloque-a num saco plástico e leve ao frio durante 1 hora.Prepare o recheio. Deite as castanhas, previamente descongeladas, num tacho, junte-lhes o leite, o sal e a baunilha, tape e deixe cozer em lume brando durante 20 minutos.
Ao fim deste tempo, adicione o leite condensado, e deixe ferver até o leite se evaporar completamente. Retire do lume, tape e deixe arrefecer.
Entretanto, retire 10 castanhas bonitas e guarde-as. Reduza o preparado a puré.
Estenda a massa com o rolo em cima de uma mesa polvilhada com farinha e forre com ela uma forma de fundo solto. Pique o fundo com um garfo, cubra com papel de alumínio e encha de feijão seco. Leve ao forno a 200 graus durante 20 minutos.
Retire a tarte do forno, tire-lhe o feijão e o papel de alumínio.
Bata as natas em chantilly, junte-as ao puré de castanhas e mexa delicadamente.
Deite a mistura dentro da massa de tarte e alise.
Com um descascador raspe o chocolate para cima do puré, de modo a que fique bem coberto. Decore com as castanhas que guardou, leve ao frio durante duas horas e sirva.
Bom apetite!
:::::::::::::::::::::::::::

Sem comentários: