Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

terça-feira, 27 de maio de 2008

Estado do Rego

Como todas as pessoas, o Rego tem o seu feitio e, por vezes, gosta de se camuflar com vegetação e pedras.
Ainda em plena Primavera, a expedição National Regography permitiu conhecer o estado do Rego, por estes dias. Aqui fica o registo:
Agora, numa outra perspectiva ...floral.
Estas são as beldades do Rego, numa explosão de cor, nos dias em que a chuva não se sobrepõe ao sol:




















No fundo, toda a vegetação que acarinha o Rego ajuda a enquadrá-lo e a manter a áurea bucólica que o caracteriza. No entanto e com a expectativa da chegada do Verão, o Rego é um património que se prestaria a ficar aperaltado, podendo ser até interessante identificar o percurso do próprio Rego, desde a sua origem até ao local em que "desagua" no Tourigo. A esse levantamento, poder-se-ia associar algumas curiosidades do Rego, tais como o início da sua construção, as áreas que são regadas a partir da sua água, os herdeiros do Rego, etc..

... Aqui fica o Rego expectante!
JSR

Novo comentário sobre a origem da touriga nacional

Voltando à temática da origem da touriga nacional, recuperamos um precioso comentário, de 19.05.08, que agradecemos.

Este tipo de informação ajuda-nos a ter mais pistas para a ideia de que a casta Touriga Nacional tem origem no Tourigo:

TOURIGA NACIONAL Origem
A heterogeneidade genética de todas as características qualitativas estudadas é maior, tal como acontece com o rendimento, nos clones provenientes do Dão, embora essa diferença de variabilidade não seja muito relevante. De facto, grau álcool provável, acidez total do mosto e pH demonstram ter maior variabilidade nesta região. Noutras características como polifenóis totais, antocianas, tonalidade e intensidade, onde a variabilidade genética já é mais acentuada, a heterogeneidade genética também é mais acentuada na região do Dão. O mesmo acontece quando é analisada a variabilidade genética do peso e volume dos bagos.

A hipótese de ser originária de Tourigo, na região do Dão, sai reforçada com as análises de variabilidade genética efectuadas sobre as características quantitativas e qualitativas acima mencionadas. O Dão possui sempre, em todas as características avaliadas, maior variabilidade que o Douro, embora a diferença não seja muito acentuada, possivelmente devido às razões já enunciadas de proximidade entre as duas regiões.

Gonçalves, Elsa M.F., 1996, Variabilidade Genética de Castas Antigas de Videira

Sempre pela defesa do património turístico do Tourigo,
JSR

1000 regos

Passámos ontem, 26 de Maio de 2008, a meta psicológica das 1000 visitas cibernáuticas!
É um feito... um marco para este Rego que se deleita preguiçosamente na encosta do Caramulo!

A Confraria agradece a todos os que se mantêm atentos ao caudal do Rego, fazendo votos para que haja, pelo menos, mais "1001" espreitadelas a este reino maravilhoso.

Vosso
JSR