Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

terça-feira, 31 de março de 2009

Manguito das Caldas | Visabeira com posição maioritária

Este título não é dos melhores... Mas de facto, a fábrica que produz faianças, entre outras, do Zé Povinho, foi comprada por conterrâneos das bandas de Viseu.
Pelos menos, as andorinhas desta Primavera trouxeram bons auspícios e a Visabeira lá encontrou motivação e faro para o negócio das faianças e o mais-que-tudo-do-peito, Manuel Pinho, diz que foi um milagre.
Será que assim, para lá das rãs, dos pratos em folhas de couve, o manguito estará assegurado para o futuro?

Faianças das Caldas

JSR

pedaços de Primavera


































sugestões | aldeias históricas; Caramulo e percursos

Depois de inspirados com a incursão ao Vale do Eiro, deixamos aqui uma sugestão para os que têm férias por altura da Páscoa.

Visitar as aldeias históricas de Portugal.

Ou, então, mergulhem nalgumas das aldeias que salpicam o Caramulo aqui tão perto: Cadraço, Malhapão de Cima, Malhapão de Baixo, Jueus, Almofala, Teixo, Valeiroso, Laceiras, Bezerreira, Frágua, Amieira, Pedrógão, Marruge, Mosteirinho, Boi, Varzie­las Valdasna, S. João do Monte, Belazeima, Matadegas, Macieira de Alcoba, Se­lores, Albitelhe, Covelo, Pa­ranho de Arca, Monte Teso, Caselho e Carvalhal da Mulher, etc..
Por onde começar?
Mais info. em
Rotas & Destinos Caramulo
Roteiro Caramulo
Percursos Pedestres da Serra do Caramulo
Percurso pedestre Aldeias do Caramulo
Aldeias Caramulo Fotos
Caramulo Selvagem

Entretanto, podem sempre optar pela biclicleta e ir por aí. Aqui ficam também duas sugestões de percursos.
Bike Track 1 ** Bike track 2