Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

terça-feira, 18 de março de 2008

A Páscoa e a dorsal do Rego

*

Conseguem imaginar-se nas asas de uma ave e sobrevoar estas paragens?
Fixar cada recorte de um coração que se desenha lá em baixo, entre o Barreiro, Marruge, as Pousadas e o Tourigo?
Com os olhos calmos bem apontados para a serra, sem vertigens, e abraçar tudo quanto a vista alcança. O silêncio, o ar cortante, o sol ofuscante e, no chão, as verdes paragens já a prometer a passagem para a Primavera que está quase a chegar.
Este fim-de-semana é também o fim-de-semana da Páscoa.
Como diz o ditado, "não há sábado sem sol..." e este, mesmo que o sol seja tímido, tem a marca de ser o Sábado Aleluia.
Os sorrisos já se desenham só de pensar no gostoso folar e em arrepiar caminho para desaguar na nossa terra.
É assim.
Por estes dias, como maré que se sabe certa, chegam ao reino maravilhoso em redor do Rego alguns dos que estão, apenas fisicamente, um pouco longe.
Retornam ao berço, conhecendo de cor(ação) o cordão umbilical que não quebra.
A passagem para este tempo novo assinala-se pelas festas, que se multiplicam como flores a desabrochar, e pelas tradições renovadas ao ritmo dos temperos mais saborosos e da velha amiga chanfana.
Enfim, o tempo é marcado pela pressa em ficar.
É a força gregária de certas paragens.
Verdadeiros ímanes a que não se pretende, sequer, resistir.
O Rego é um deles.
Nesta foto aérea dá para perceber bem o efeito da dorsal do Rego: condensa nela todas as terminações nervosas de um corpo cujas células somos cada um de nós.

Votos de uma redentora e saborosa Páscoa para todos!
E que haja vitória do C.C.D. Tourigo na sexta-feira!
Vosso
JSR

* imagem in
http://maps.live.com/

Traçar ou não o Reino Maravilhoso em redor do Rego

*
"AH É?! Centro!!" poderia ser uma táctica de futebol 4x3x3.
Mas não. A auto-estrada mais conhecida apenas por "AE Centro" merece destaque, já que pode passar pelo ou à beira do Reino maravilhoso em redor do Rego.
Esta é, indubitavelmente, uma questão que nos diz respeito e, no seguimento do repto do sempre atento P.vê, aqui fica a pesquisa sobre estas andanças.
O doc. disponibilizado para consulta pública, até ao passado dia 25 de Janeiro de 2008, já não está acessível on-line.
Por outro lado, não foi igualmente possível localizar o contributo da autarquia de Tondela no quadro da referida consulta pública.
No MOPTC, também não consta qualquer informação sobre a AE Centro (apenas sabemos que já foi lançada a Concessão do Algarve Litoral para a requalificação da Estrada Nacional 125, cf. http://www.moptc.pt/).
Entretanto e no seguimento do anúncio do lançamento do concurso da construção da AE Centro (uf! tantos de/da/do...), a conclusão a que se chega é que as entidades concorrentes à concessão devem apresentar um estudo prévio do traçado, cabendo depois ao Governo avaliar e decidir qual a solução ideal de traçado.
Ou seja, tudo na mesma...
Mas do que muito se blogopina por aí, salienta-se o seguinte traçado com referência expressa ao Tourigo:

Traçado proposto na consulta pública
Em Mortágua, atravessa os territórios de Trezoi, Espinho, Pala, Vale de Remígio e Sobral. A vila de Mortágua será servida por um nó, seguindo a estrada em direcção a Santa Comba Dão, concelho que será atravessado nas freguesias de Couto do Mosteiro, São Joaninho, Treixedo e S. João de Areias. Daqui até Viseu, o traçado confunde-se com o actualmente usado pelo IP3, passando pelo concelho de Tondela (freguesias de TOURIGO, Barreiro de Besteiros, Molelos, Castelões, Nandufe, Vilar de Besteiros, Canas de Santa Maria, Mosteiro de Fráguas, Sabugosa e São Miguel de Outeiro). Já no concelho de Viseu, é atravessado o território de Farminhão, Fail, e Vila Chã de Sã.
___________________________________________________
Assim, temos que esperar que as ditosas palavras "porreiras, pá" lancem os dados e os concorrentes à concessão apresentem um estudo prévio do traçado que respeite o Tourigo e arredores.
Numa altura solene em que tantos beirões voltam ao Centro, pode ser que o anúncio da concessão seja um ovo da Páscoa escondido por estas bandas de cá, por Sócrates, o não grego.

Mais uma vez, contactámos João Sem Rego que se mostrou reservado quando à manifestação da sua opinião sobre o actual tema a debate. Afirma que já viu muita coisa e que, quando o melhor pedaço implica um traçado, a res complica-se...

__________________________________________________

Resumo da novela:

I. Estudo de impacte ambiental relativo a:
- lanço do IP3 entre Mealhada e Viseu;
- IC12 entre Mealhada e Santa Comba Dão
ambos com perfil de auto-estrada e numa extensão total de cerca de 80 Km. Para já o estudo do novo traçado do IP3 incide no troço entre Viseu e Mealhada, numa extensão de cerca de 50 Km.


II. Consulta pública, que terminou a 25 de Janeiro de 2008
- entre Mealhada e o Nó de Mortágua os traçados do IP3 e do IC12 serão comuns
A partir daí:
- O IP3 seguirá para os concelhos de Tondela e Viseu
- o IC12 derivará para Santa Comba Dão, Nelas e Mangualde, dando continuidade ao troço já construído até Carregal do Sal
- Está prevista uma interligação entre os dois itinerários.
O Estudo de Impacte Ambiental contempla duas soluções possíveis de traçado para o IP3. Do corredor final que vier a ser adoptado dependerá também a localização do Nó de ligação a Mortágua (saída e entrada na auto-estrada).
http://www.cm-mortagua.pt/modules.php?name=News&file=print&sid=342
http://www.cm-mortagua.pt/modules.php?name=News&file=article&sid=342

III. Anúncio do concurso de concessão da Auto-Estrada do Centro,
debate quinzenal na Assembleia da República de 29 de Fevereiro de 2008

http://www.cm-mortagua.pt/modules.php?name=News&file=article&sid=366
- Concurso a ser lançado durante Março de 2008.
Engloba:
- traçados de auto-estrada entre Coimbra e Viseu,
- IC12 entre Mortágua e Mangualde, e
- IC2 entre Mealhada e Oliveira de Azeméis
A concessão deverá ser adjudicada em 2009, devendo as obras arrancar ainda nesse ano e prevendo-se a sua conclusão para o final de 2011.

IV. Traçado inteiramente novo
http://www.asbeiras.pt/?area=viseu&numero=52634&ed=29112007
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=526847&page=18