Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Os furos da água

Mais uma notícia com eventual interesse a todos os que vivem no Reino em redor do Rego. Desta feita, é sobre uma polémica relativa a furos de água e a necessidade em declarar a respectiva existência, nos termos do Decreto-Lei n.º 226-A/2007, de 31.05.07, que estabelece o regime da utilização dos recursos hídricos .
Segundo notícia do "Público", com base em informação confirmada junto do Ministério do Ambiente, apenas quem tenha motores de extracção de 5 cv em furos de água no seu terreno é que terá de declarar a sua existência, dirigindo-se "às administrações de Região Hidrográfica para os legalizar, pedindo um título de utilização." Entretanto, serão estabelecidos protocolos com as associações de agricultores e juntas de freguesia para informar e apoiar os utilizadores.

Segundo o ministro, todos os outros devem sossegar... porque o Povo é sereno!

Só quem tem furos ou poços com motores de extracção muito potentes é que terá de os declarar
:::::::::::::

Designação de secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões

Só por curiosidade:

Aviso n.º 11202/2009, de 22 de Junho de 2009
Luís Nuno Tenreiro da Cruz Matoso Martinho é o secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões.
::::::::::::::

Sugestão

E enquanto o centro nevrálgico da zona de lazer não dá sinais vitais (o que não deve tardar...), aqui fica a sugestão:

"Mesmo que eu morra o poema encontrará
Uma praia onde quebrar as suas ondas"
SMBA

No dia em que se assinalou o início oficial do Verão, 21 de Junho, o Público publicou um artigo interessante sobre o mundo de Sophia de Mello Breyner Andresen, sobre quem as palavras agora geradas são apenas gotas de um mar imenso.
Este artigo dá-nos sumariamente a conhecer o espólio da escritora, revelando diários, poemas e cartas, entre histórias contadas por dois dos filhos, Maria e Miguel Sousa Tavares.

No mundo de Sophia
:::::::::::::::::::::::::