Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Os primórdios das tribos do Rego

Tem-se tentado, amiúde, dar uma perspectiva geral do reino maravilhoso em redor do Rego.
Quer pelas expedições National Regography, quer pelas reportagens sobre o Homo Regus, as tribos do Rego, a Touriga Nacional, o rio Mau, a rampa do Rego, pretende-se mostrar o que de melhor tem este reino, sendo que o melhor mesmo é a bondade e hospitalidade dos que cá moram!

Cabe hoje registar, en passant, a informação disponível no Instituto Português de Arqueologia (IPA) sobre alguns dos vestígios do que podemos, provavelmente, chamar de primórdios das tribos do Rego [que só se deixam ver em encontros do Touriguistão... ou talvez não:)].

Vosso

JSR

1. As Casas
Tipo de Sítio: Vestígios Diversos
Período/Notas: Indeterminado
CNS: 7735
Topónimo: As Casas
Div. Administrativa: Viseu/Tondela/Tourigo
Descrição: Vestígios de construções semi-circulares que eventualmente poderão ter pertencido a um castro. É de assinalar, no entanto, que não se encontraram à superfície quaisquer fragmentos de espólio arqueológico.

2. Vale do Enxelheiro
Tipo de Sítio: Vestígios Diversos
Período/Notas: Romano
CNS: 7736
Topónimo: Vale do Enxelheiro
Div. Administrativa: Viseu/Tondela/Tourigo
Descrição: Vestígios de uma construção. À superfície abundantes fragmentos de cerâmica de construção (tegulas e imbrices), bordos de grandes talhas.
Espólio: Fragmentos de cerâmica, de construção bordos e grandes talhas.

3. Valeiro das Ferraduras
Tipo de Sítio: Arte Rupestre
Período/Notas: Indeterminado
CNS: 7734
Topónimo: Valeiro das Ferraduras
Div. Administrativa: Viseu/Tondela/Tourigo
Descrição: Grande afloramento de xisto. Existem três painéis verticais. Dois deles apenas têm gravados motivos cruciformes e uma ferradura, que pela técnica se pode comparar ao podomorfo do painel horizontal da rocha. Para além deste motivo apresenta um que pode ser descrito como uma combinação de covinhas (de vários tamanhos), meandros e acidentes naturais da rocha.
Trabalhos:
Levantamento/2000 Prospecção/2006

4. Vale da Mua
Tipo de Sítio: Habitat
Período/Notas: Romano
CNS: 22322
Div. Administrativa: Viseu/Tondela/Tourigo
Trabalhos:
Prospecção/2006