Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Convite para "instantâneos" de Outono

Já apetece uma sopa quente, um naco de pão caseiro com doce de abóbora a escorregar. Não tarda, as castanhas estalam nas crepitantes fogueiras dos magustos e as gargantas estarão sequiosas de jeropiga.
Até lá, as cores do Verão ganham asas e poisam outras nas árvores, nos campos, no horizonte.
Com toda esta "azáfama", JSR resolveu lançar um convite a todos quantos queiram partilhar as fotos de eleição dos dias de Outono. Seria interessante ver as diferentes perspectivas, por exemplo, sobre as vindimas, os entardeceres preguiçosos, os campos, o sol e a chuva, os rebanhos e o cão de guarda, o fumo das lareiras a boiar no ar e a abraçar as nuvens, o pão, um bolo acabado de fazer, os enchidos, o Rego!, etc..
O convite está feito. Se o aceitarem, enviem os "instantâneos" do Outono para o endereço
confrariadorego@sapo.pt, com a opção de juntarem uma breve descrição do que a foto retrata ou da ocasião em que foi tirada.
JSR ficará deliciado em publicá-los e agradecido pela partilha.

Ideias em fermentação

Existem várias referências bibliográficas que apontam o Tourigo como origem da casta Touriga Nacional, tal como já avançámos noutros posts. No entanto, não é só por cá que se une com forte gravinhas Tourigo à Touriga Nacional. JSR andou a pesquisar e eis os resultados:

Oz Clarke's Grapes and Wines: The Definitive Guide to the World's Great Grapes and the Wines They Make
Por Oz Clarke, Margaret Rand
Publicado por Harcourt Trade Publishers, 2007
ISBN 0156032910, 9780156032919
"There is a village called Tourigo in the Dao, and nearby is another village called Mortagua...
."
Port and the Douro
Por Richard Mayson
Publicado por Mitchell Beazley, 2004
ISBN 1840009438, 9781840009439
"It is sometimes known here as Preto Mortagua and there is a village in the heart of Dao between Santa Comba Dao and Tondela named Tourigo. ..."
Ref. já mencionadas:
  • Gonçalves, Elsa M.F., 1996, Variabilidade Genética de Castas Antigas de Videira
  • Matoso, António Manuel Martinho, 1985, O concelho de Tondela - História e Património
Sugere-se ainda a leitura da reportagem O Regresso áureo do Dão, BlueWine, in http://www.essenciadovinho.com/bluewine/php/reportagens.php?id=25:
No Dão, o exemplo é notório na reconversão e replantação, que surte os seus frutos. Relevante mas polémico é o caso da Touriga Nacional. Para Calisto Mouta, da CVR do Dão, a aposta nas castas nacionais Tinta Roriz, Alfrocheiro e Touriga Nacional “foi essencial neste recomeço”. A notoridade da região “foi conseguida com a Touriga Nacional, até porque antes da filoxera havia 91% de Touriga Nacional plantada na região, o que demonstra que este é o seu ‘habitat’ natural e, numa prova cega desta casta, a que aparece com mais exuberância é a Touriga do Dão”, acentua Calista Mouta. Aliás, terá sido aqui o “berço da Touriga”, onde afectivamente lhe chamam “tourigo”.