Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Qualidade da água e o gás lacteo do Rego

Estão a ver?!?! A importância da água é indiscutível. E a nós, por sermos uma Confraria com origem aquática (com outras derivações mais gasosas, entenda-se), preocupa-nos as notícias que vêm pelos caleiros virtuais, ainda para mais depois de se ter assinalado ontem o Dia Mundial da Água. Desta feita, é sobre a qualidade da água consumida pelos portugueses:
Milhares de portugueses continuam a beber água contaminada com bactérias nocivas à saúde. Cerca de 65 mil pessoas são servidas por sistemas de abastecimento onde, em 2007, todas as análises efectuadas revelaram a presença de Enterococos, segundo dados do Instituto Regulador de Águas e Resíduos (IRAR). Em 2006, eram 71 mil.

Ora, se isto são estatísticas nacionais, que extrapolação poderá ser feita para o Rego e arredores? A Agência Rego foi ver o que se passava e, nas Águas do Planalto, estão disponíveis dois relatórios trimestrais de 2008 para o concelho de Tondela (sendo que Tourigo aparece apenas no primeiro).
Como não especificam o Rego, fazemos apenas fé na acção desinfectante do gás lacteo destas paragens!

Bicicletada a partir do Tourigo

Pergunta feita, resposta obtida:

Não será uma caminhada no seu sentido literário, mas antes uma bicicletada.
A hora de reunião está, então, marcada para as 8h30 do próximo domingo, por baixo do castanheiro que dá cobro à AFERT.
Necessário será apenas levar a dita cuja de duas rodas, de preferência com os pneus cheios, bem como o capacete e a roupa adequada. Eventualmente algum reforço para ir animando o estômago durante o passeio.

A partida será às 9h em direcção ao percurso que aqui poderão observar: http://tourigo.com/publico/BTTourigo.jpg.

O Rego estará presente, nem que seja pelo facto de também ele desaguar, por via indirecta, nos braços do Mondego lá para os lados da Aguieira.


Pelos trilhos do Rego,
JSR