Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

CIMRDL | Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões

O síndrome das siglas volta a atacar... desta feita, a CIMRDL.
Para quem está curioso, isto refere-se à Comunidade Intermunicipal da Região Dão — Lafões, que inclui os municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Sátão, Santa Comba Dão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.
A CIMRDL foi criada a 12 de Março de 2007 mas só hoje foi publicado em Diário da República (2.ª Série) os respectivos "estatutos". Vide Aviso n.º 203.2009, de 12 de Janeiro de 2009.

Como curiosidade, refira-se que, no âmbito do QREN, foram atribuídos 74,3 milhões de euros para os 14 municípios da Associação de Municípios da Região Dão Lafões concretizarem projectos que considerem estruturantes. Dentre estes, destaca-se a construção da ecopista do Dão, que vai atravessar os concelhos de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.
Toca a pedalar!