Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

5 de Outubro: a caminhar até à Aguieira

Destacamos aqui o que um atencioso leitor regante avançou num recente comentário:

"No próximo domingo [5 de Outubro], a manhã está já dedicada a uma voltinha no sopé do nosso Caramulo, até vales da Aguieira, onde o famoso líquido do esporão se junta com os seus congéneres do Mondego. Uma volta com alguns quilómetros que tem hora de saída marcada para as 9h da manhã."

Desde já, agradecemos a informação.
No entanto, gostaríamos que fossem providenciadas mais indicações sobre a caminhada (ex.: local da partida, logística necessária, etc.), para que todos os que estiverem interessados possam participar!

Outubro em festa

Já chegou o mês de Outubro...
O mês em que, há um ano, nascia a borbulhagem do Rego...
Mês (ainda) de vindimas, de jeropiga, castanhas, da República, de festa... Aqui fica um exemplar da festa (constante) no reino maravilhoso!



Hoje comemora-se também o dia nacional da água... e, por associação, de todos os regos de Portugal.
JSR teve acesso às conclusões das análises feitas pela Quercus, que revelam níveis insatisfatórios das águas de 14 rios e ribeiras portugueses. Assim e não ficando satisfeitos com a situação geral, podemos pelo menos fazer fé na pureza do Rego e do seu gás, que alimenta a agricultura e a imaginação do Tourigo.