Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Tourigo e Touriga Nacional: sem dúvida, imagens que marcam!

Mais um passo está dado para que Tourigo se afirme no mapa, como o berço da casta lusitana Touriga Nacional.
As ideias são como os cachos: vão amadurecendo e depois de colhidos pelas meigas mãos dos que vindimam, dão generosamente os seus resultados no néctar precisoso do Dão.
Não foi assim há muito tempo que JSR começou por lançar aqui a ideia do Tourigo ser a zona de origem da Touriga Nacional.
Parece fazer todo o sentido e questionamo-nos porque é que esta ideia não foi ainda aprofundada e explorada nas suas variadas vertentes, o que poderia ter, como já dissemos anteriormente, reflexos ao nível da promoção turística do Tourigo.
Senão, vejamos o recente exemplo do programa que "Imagens de Marca" (ver mais detalhes na notícia "Reportagem Imagens de Marca - Região de Viseu" do TourigOnline). O mote está lançado e, numa altura em que o enoturismo está em voga, a cada época de vindimas findada, é também mais uma hipótese que passa para congregar atenções para o Tourigo.

Aqui fica um brinde aos jornalistas do "Imagens de marca" que se interessaram pelo assunto e à equipa do TourigOnline que se lembrou da Confraria do Rego. Estamos honrados em termos podido ajudar.
Entretanto, a todos quantos queiram partilhar o vosso conhecimento e opinião sobre o tema, são bem-vindos.
____________
Imagens de Marca - excertos
Quebrar o gelo das marcas, em Viseu
Terão os vinhos de Portugal nascido no Dão, de uma dádiva de Baco? E se assim foi, talvez essa dádiva tenha sido plantada na aldeia de Tourigo, numa casa que já foi uma comunidade monástica, e aí tenha sido baptizada de Touriga.
O certo é que a Touriga Nacional é hoje considerada a rainha das castas tintas portuguesas e, na minha opinião, aquela que pode dar estrutura internacional à marca dos vinhos portugueses.
A Touriga Nacional é uma marca activa há já alguns séculos. Foi a casta que prevaleceu na região do Dão até ao séc. XIX e que foi muito relevante no Douro antes da invasão da filoxera. Depois passou de casta principal a casta maldita - produzia muita parra e pouca uva e assim ficou conhecida. Mas como a qualidade nos vinhos sempre foi determinante, hoje é a casta mais elogiada em Portugal. (...)
Criada no Dão e educada no Douro, a Touriga Nacional é hoje uma casta adulta, supra-regional e que tem despertado interesse um pouco por todo o mundo, constituindo uma oportunidade única para afirmar, internacionalmente, a marca dos vinhos portugueses. (...)
A Touriga Nacional é uma das grandes marcas do nosso país, e pela excelente reputação que tem conquistado um pouco por todo o mundo, pode bem ser o cavalo de Tróia que precisamos para posicionar a marca dos nossos vinhos nos mercados internacionais.
Mas neste, como em muitos outros casos, não bastam as dádivas de outros “Bacos”, nem é suficiente a qualidade intrínseca dos produtos. É urgente modernizar, divulgar e, sobretudo, concertar uma estratégia nacional de demarcação e protecção desta nossa marca.
Os grandes empreendimentos do futuro fazem-se de pequenos gestos no presente, pelo que apenas um copo da nossa Touriga de Portugal, possa ser o quanto baste para descongelarmos todo o potencial das nossas marcas.
No centro de Portugal
Nesta região protegida por inúmeras serras é fácil encontrar um lugar tranquilo, verde, onde se respira ar puro mas também é fácil encontrar sinais de uma indústria forte, uma indústria que aposta na situação geográfica de Viseu, hoje dotada de boas infra-estruturas rodoviárias, como uma opção estratégica. Para muitos, a centralidade de Viseu é um atractivo e a proximidade com Espanha abre a porta para outros mercados.
Mercados onde também chega o vinho português, incluindo o Dão, que está a ganhar novamente o vigor de outros tempos. E se o local de nascimento de D. Afonso Henriques pode levantar algumas dúvidas, a origem de outros símbolos portugueses não parece não causar grandes hesitações. Um dos maiores aliados do Dão terá nascido aqui e também eleva o nome do nosso país e dos nossos vinhos. É uma casta e chama-se Touriga Nacional.
in http://imagensdemarca.sapo.pt/opinioes/detalhes.php?id=1112