Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Cenário kitsch: biombos indiscretos no Reino do Rego

Já estamos em Julho e o tempo é o de um tímido Verão. Mas nada de preocupações. "Isto é só fumaça"... ops, desculpem, esta expressão não é ambientalmente correcta, por poder remeter para um dos maiores flagelos da floresta e matas portuguesas: os incêndios.
Mas não é sobre isto que este post quer falar. Lembram-se da sugestão de 28.05.09 (Reportagem de Verão)?
Pois bem, as fotos já estão disponíveis em http://static.publico.clix.pt/docs/sociedade/feriaspublica/.
E pelo Reino do Rego? Férias?! "Qu'é delas?"
Fica a ideia: colocar areia à beira da “poça azul” (piscina), a fingir de dunas - esses "divãs, biombos indiscretos de alcatrão sujo, rasgados por cactos e hortelãs" -, ao som da banda sonora homónima, alternada com o "bem bom" ou o "amor" (cujos clips passariam infinitamente no plasma do bar de bambu), e estava feito o lânguido cenário para mais uma festa havaiana ou de "Verão Azul" nas loucas noites do cervejódromo ou simplemente TdX.
Ali perto, o gás do Rego nos moínhos seria como água em pequenas, frescas e fenomenais cachoeiras, com sons de aves raras tropicais. Para gáudio de todos, jorrariam, de copos feitos côcos, batidos e Cuba libres, gins tónicos, margaritas, daiquiris e, claro está, caipireguinhas frescas.
Haveria partidas de pólo aquático, mergulho para apreciar barreiras de corais e a flora mas sobretudo, a fauna sob e sub aquática... Sem esquecer as tradicionais actividades, como o trabalho para o bronze e a pesca (desta feita também sob e submarina).
Que mais para a idílica estância de férias do tasku?!
...