Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Regulamento da Confraria VI

Artigo 14.º
Encontro anual, encontros da estação e outros

1. A Confraria, através da Agência Rego, organiza e leva a cabo todas as actividades que concorram para o cumprimento dos seus objectivos e promovam o convívio entre os confrades regonianos.

2. Todos os anos, em redor do dia 6 de Outubro, sempre ao fim-de-semana, tem lugar no Tourigo o Encontro do Rego, efeméride principal de todos os que rejubilam no espírito regoniano. Este Encontro, cujo local e festividades associadas são anualmente determinados, tem sempre de passar, no início, meio ou no fim, pelo local de origem ou do boom regoniano: o Café do Bom Sucesso do Tourigo (independentemente de, à data, a sede da Confraria ser noutro lugar).

3. Sempre que possível, a Confraria do Rego promoverá quatro Encontros da Estação (Primavera, Verão, Outono e Inverno), cabendo à Assembleia Regoniana a decisão quanto à data e actividades correlacionadas. Os encontros serão realizados ao fim-de- semana ou feriados.

4. As Tainadas são outros dos eventos de importância superior, que se realizam sempre que os Confrades assim decidam, devendo realizar-se, pelo menos, uma vez por ano e podendo coincidir com os outros eventos regonianos. As Tainadas contribuem para o maior e mais saudável convívio gastronómico regoniano e cumprem o objectivo de fomentar o estudo e a divulgação do património gastronómico do Rego. Das Tainadas devem resultar as receitas a divulgar na regosfera, no espaço No Rego com os tachos.

5. Para além destas iniciativas, a Confraria organizará, sempre que lhe aprouver e preferencialmente na Primavera e no Verão, as Expedições National Regography, promovidas na partilha do espírito da aventura ao Rego, convertendo-se em ocasiões de carácter vital que contribuem para a exploração, conhecimento e interiorização do Rego ou de áreas geográficas que se relacionem, directa ou indirectamente, com o Rego.

6. Todos estes eventos têm duração ilimitada, tendo contudo em superior consideração os interesses e reivindicações dos menores a cargo dos confrades.

7. Todos os encontros e actividades mencionados neste artigo são registados, em acta, por um confrade, cuja nomeação é feita por ordem alfabética. A acta deve ser entregue a João sem Rego, que decide da publicação total ou parcial da mesma no blog.

to be continued...

Sem comentários: