Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

o homem que diz adeus

todos dizemos "adeus", muitas vezes sem pensar. é preferível talvez um "até logo".
há "adeus" que duram muito.

acenava para afastar a solidão. como que a afastar por cima do ombro.
acenava e falava com quem lhe arrepanhava os segundos longos e entorpedecidos pelas memórias. O sorriso era meigo e o porte digno de um lorde, seco mas altivo.
fez as delícias de muitos, uns solitários também, outros mais foliões.
lembrava-nos de como as coisas simples são tanto.
facilmente sentíamos familiaridade com ele, como se fosse um tio distante que viera passar uns dias em família.
foi o que se sentiu na semana passada. num corredor de um supermecado, sem nos apercebermos, estava ali, lado-a-lado. na zona das bolachas, aninhava cuidadosamente um pacote de bolachas "Oreo" nas mãos. Olhava-a de todos os ângulos e lia a descrição dos ingredientes. não sabemos se se decidiu por trazê-las ou não. já não teremos hipótese de o saber...
disse um adeus mas daqueles muito longos.
Perpetuado ao minuto 2:47 desta música e em cada um dos que recebeu o seu adeus e o seu gesto fino e olhar límpido: http://oblogdorapaz.no.sapo.pt/Donna%20Maria%20-%20%20Pão%20p/




"Admite que o que faz «não é muito normal», mas não passa sem isso. É o remédio que lhe permite disfarçar a solidão que o consome e o faz olhar para o passado com arrependimento, por não ter ousado viver a sua vida em vez da dos outros."


Marcar pela diferença como São Martinho

Que hoje a jeropiga e as castanhas acalentem a força que teima em não quebrar nestes dias que tremem com os uivos de cinco letrinhas apenas: c-r-i-s-e.

E que o exemplo de São Martinho se perpetue: http://smartinho.blogspot.com/.

Pela consciência cívica a que nos devemos, de boa-vontade, obrigar

Todos unidos em defesa dos que passam fome

Todos os dias há novos restaurantes e cafés a aderirem a este fantástico movimento de não deitarem para os lixo os "restos decomida" mas sim oferecê-los através de instituições ou directamente às famílias que já não conseguem fazer uma refeição diária, apesar de o terem de fazer secretamente pois violam claramente a lei de saúde pública que determinantemente o proíbe.Também nas cantinas das grandes empresas díariamente sobram centenas de refeições que obrigatóriamente e por lei têm de ser deitadas no lixo.

Está a correr uma petição para que a lei seja alterada com toda a urgência pela Assembleia da República.Assinem e convidem os vossos amigos a assinar: http://www.peticaopublica.com/?pi=Cidadao.
São já muitos os que estão a passar fome e todos sabemos que nos tempos mais próximos toda esta situação se vai agravar.
Não podemos ficar de braços cruzados.