Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Rego / Águas pluviais: Comunicado da Confraria

Constou recentemente existir uma autorização governamental expressa quanto à participação de águas pluviais no leito do Rego, podendo daqui resultar o possível desvirtuar da qualidade e propriedades do líquido precioso da Confraria do Rego - o Leite Com Gás (LCG). A este dito "rumor" , acresceria a hipótese de fuga de informação e de bens, tendo ainda sido alertada Confraria para a questão das compatibilidades Rego/ Barragem da Aguieira.

No que ao "rumor" diz respeito, a Confraria do Rego não confirma nem desmente o mesmo, considerando que não partiu da sua iniciativa abordar qualquer vertente do assunto em questão.

A Confraria está atenta ao desenrolar da situação e acompanha-a de perto sendo, de momento, apenas possível confirmar que estão em curso conversações com responsáveis de diversas entidades, no que toca ao projecto Rego/ águas pluviais.
Acresce que este projecto é assumido como uma parceria exponencialmente positiva e profícua e não tanto como uma situação ameaçadora para os interesses do Rego, da Confraria, dos legítimos herdeiros da utilização do Rego e, por último, da região.
Pretende-se que sejam elencadas as oportunidades possíveis que possam resultar de uma análise cuidada do potencial de uma área que engloba a nascente do Rego, os rios Mau, Dão e o grande Mondego, tudo sob uma perspectiva globalizante, sustendada na barragem da Aguieira.


Por último, foi contactado o parceiro estratégico da Tojeira, o comendador João Bernardo, que confirma o interesse em estudar a hipótese de um Museu Bernardo no Rego.

A Confraria agradece a todos o interesse manifestado sobre o assunto e, caso se justifique, providenciará mais esclarecimentos tidos por oportunos sobre o mesmo.

JSR

No Tourigo ou em Tourigo? Ciberdúvidas responde

... é tão legítima uma e outra maneira de nos referirmos a/ ao Tourigo.
Não há regra neste caso, como acontece noutros.
Assim questionou a Confraria e assim respondeu o "Ciberdúvidas":

[Pergunta Resposta]
«Em/no Tourigo» (Portugal)


[Pergunta] Gostaria de confirmar qual a forma correcta de nos referirmos à freguesia de Tourigo, concelho de Tondela: «freguesia do Tourigo», ou «freguesia de Tourigo»?

Esta questão prende-se com o facto de existirem diversas referências a Tourigo (ou ao Tourigo), por semelhança ao que acontece, por exemplo, com o Porto. Neste caso, subentende-se o determinante o, mas será esse o caso de Tourigo (ou do Tourigo)?

Referências:
«em Tourigo»/«no Tourigo»
«de Tourigo»/«do Tourigo»
«para Tourigo»/«para o Tourigo»

Por curiosidade, a lei que determinou a criação desta freguesia refere-se a freguesia "de" Tourigo, mas nesta localidade existe o Centro Cultural e Desportivo "do" Tourigo.
Obrigada.
C. Rego :: Consultoria :: Tourigo, Portugal

[Resposta] Pelo que diz, parece serem possíveis ambas as construções com o topónimo Tourigo. A comparação com o emprego de Porto não está correcta, pois com este termo usa-se sempre o artigo definido: «o Porto», «ao Porto», «para o Porto», «vinho do Porto», etc.
F. V. P. da Fonseca :: 22/01/2008


Textos Relacionados
«Em África» ou «na África»?

cf. http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=22456