Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

sexta-feira, 6 de março de 2009

Que caminho agrícola tomar?

Hoje, que a Confraria faz um aninho e cinco meses, abordamos ao de leve um tema que é querido ao Reino do Rego: a agricultura.
Mas não, não vamos a falar sobre o caminho agrícola do Tourigo, que nos leva até ao berço do Rego. Referimo-nos antes às novidades para os jovens agricultores.
Tudo se passou num congresso em Lisboa sobre "novas agriculturas"... parece ser um bom começo (talvez pela existência de hortas digitais no Terreiro do Paço, quem sabe). E "novas agriculturas" é uma expressão interessante. O que será? Parece remeter para uma certa ideia de que, quando não se sabe muito bem, se aplica a fórmula de "choque" (fiscal, tecnológico, etc.) e já temos algo completamente diferente... será agricultura com monitorização de Magalhães?
Bem, depois do Presidente da Confederação de Agricultores Portugueses dizer que “Existe claramente uma opção de estirilizar o mundo rural, que representa 80% do território nacional” (Presidente da CAP, 03.03.09), o Ministro da Agricultura anunciou, no dito congresso, que "Jovens vão ter apoio adicional para iniciar actividade" (05-03-2009).
Os jovens agricultores vão ter um apoio adicional ao início de actividade durante cinco anos, uma forma de atrair novos profissionais para o sector. No entanto, as ajudas aos agricultores são definidas tendo por base o histórico da produção, o que para os jovens que iniciam a actividade agrícola pode, definitivamente, ser uma desvantagem.
Ora, mas então não é para ajudar os jovens em início de actividade?
Alguma confusão, parece-nos...
Mas, para que se animem os interessados, o apoio previsto será de 260 euros por hectare e por ano, um montante que se junta à ajuda de instalação de cerca de 40 mil euros.
Para além destas medidas, existe ainda uma nova linha de crédito de 175 milhões de euros, a aguardar publicação em Diário da República e o subsídio a fundo perdido de 15 milhões de euros para a aquisição de equipamentos, visando a eficiência energética.
Bom, quanto à eficiência energética, é melhor falar com os srs. deputados José Eduardo Martins e Afonso Candal...
*
JSR, também defensor dos interesses das "ramalhas" e "malhadas" do Reino do Rego