Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Nos Reis, quem canta, a crise espanta...

Vamos cantar as janeiras
Vamos cantar as janeiras
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas solteiras

Vamos cantar orvalhadas
Vamos cantar orvalhadas
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas casadas

Vira o vento e muda a sorte * Muita neve cai na serra
Vira o vento e muda a sorte * Muita neve cai na serra
Por aqueles olivais perdidos * Só se lembra dos caminhos velhos
Foi-se embora o vento norte * Quem tem saudades da terra

Quem tem a candeia acesa * Já nos cansa esta lonjura
Quem tem a candeia acesa * Já nos cansa esta lonjura
Rabanadas pão e vinho novo * Só se lembra dos caminhos velhos
Matava a fome à pobreza * Quem anda à noite à ventura

Janeiras... o ecoar do espírito festivo nas horas frias e contudo solarengas de Janeiro! O mês puro poe excelência que olha de frente para um ano a estrear.
O Ouro, o Incenso e a Mirra dos Reis... mas este ano, as oferendas são outras, até porque reis nem nos saldos se encontram.
Ontem, em véspera de "Reis", José Pinto de Sousa, o Sócrates das bandas de Vilar de Maçada, anunciou que, para ele, a estreia da série "Crise, disse ele" só agora se faz anunciar, de facto. Lá está. Mais uma vez Einstein tinha razão... o tempo é relativo. O argumento-principal da série já é conhecido mas nunca se sabe como pode desenvolver. Há episódios que são previsíveis, a saber, por exemplo, os das eleições. E este ano são logo três actos eleitorais...
Mas, enfim, num mundo em que o Médio Oriente nada tem de médio mas antes de extremos; onde o Dakar já nada tem de senegalês; onde a Rússia gosta de poupar no gás nas alturas em que não deve; em que se aguarda com expectativa o que se passará a 20 de Janeiro em terras de Tio Sam; em que etc. etc. ... mais parece que este Reino maravilhoso do Rego é um toucinho do céu!
Que assim se mantenha. E, já agora, para afastar maus "agoiros" sempre é melhor afinar vozes porque lá diz o velho ditado que "quem canta, seus males espanta"!
Para ganharem inspiração, fica aqui uma sugestão de "cantares" para esta altura:
JSR, sem crise