Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

silenciosos mas não ocisosos

... assim têm sido os dias do terceiro ano da Confraria do Rego.
Quase imperceptívies, quase inexistentes. Quase nem se notaram. Chegou o Outono, o Inverno, a Primavera, o Verão e, de novo, o Outono. Algumas ideias, poucas palavras e apenas uma mensagem... sobre a sopa termodinâmica do Rego.
Há quem se pergunte porquê (muitos o fazem desde tenra idade!), outros há que anunciam a queda do pano... antes do tempo.
Desvendemos, então, um pouco o que se passa: este vosso conterrâneo - JSR - não é propriamente um homem dos 7 ofícios (muito menos dos 7% de juros da dívida pública nacional). Tem as suas labutas, os seus ideais por que lutar mas o tempo, essa magistral tela, não se subdivide à nossa mercê. Bem pelo contrário, andamos nós à mercê do tempo ou de vários tempos e ritmos.
Um deles, o da crise, tem sido pesado e de engrenagem trôpega. Aliado a isso, o desígnio balofamente reformista a que o governo deste torrãozinho à beira-mar estancado se entregou: o de lutar contra tudo e todos, contra os adamastores dos ratings, dos défices, dos PECs, disto e daquilo, enfim...
Mas para que as caravelas da esquadra "@Magalhães" não se desamparem no lodo de uma qualquer corrente malfeitora dos que não entendem e cobiçam as "Novas Oportunidades" que florescem pelas terras lusas, JSR entregou-se também ele à luta.
É verdade, tornou-se num homem da luta, na rua, nua e crua, sob a luz da lua.
Se não forem tão distraídos, terão visto que as negociações sobre o orçamento entre as duas pretensas colunas de Rodes partidárias nacionais (vulgo, PS e PSD) demoraram-se porque JSR tentava, a todo o custo e até aos últimos minutos, que não taxassem as águas do Rego ou mesmo a SCUT do Rego ou até a entrada no reino maravilhoso do Rego.
Em todo este tempo, temos estado ao lado dos que não se resignam, dos que perguntam ao vento que passa, dos que são nobres, dos que não dão cavaco ou mesmo dos que o querem dar. Enfim, de todos quantos não se calam. Mesmo que para isso se silenciem um pouco, se distanciem da linha da frente da ribalta blogosférica ou do livro das faces.
Assim, não se deixem enganar. O Reino do Rego está mais vivo que nunca, mesmo em forma de crisálida.
Até breve!

Vosso
JSR