Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

segunda-feira, 31 de março de 2008

AE Centro: Alea jacta est





1.ª foto: Reino Maravilhoso do Rego, 19 de Agosto, 2007
2.ª foto: Mortágua, 29 de Março de 2008

O que é que ambas as fotos têm em comum?
...Para além de se tratar de questões de acessibilidades, nada têm em comum.
Vejamos...

Parafraseando, Júlio César, “alea jacta est” (os dados estão lançados) ou, na versão de Sócrates, o não grego, “via jacta est” por referência ao lançamento da concessão Auto-Estradas do Centro, cuja cerimónia decorreu em Mortágua a 29 de Março de 2008.

Sobre este lançamento, existe alguma informação no site do Governo, do MOPTC e da Câmara de Mortágua. No entanto, sobre um dossier como este, que quer aproximar o Centro, não existe registo digno de referência nos sites de algumas câmaras municipais, como as de Coimbra, Viseu, Tondela ou Santa Comba Dão.
Possivelmente, será apenas uma questão de oportunidade temporal, já que o “timing” de outras notícias se impõe (ex.: Corte de Trânsito na rua Nossa Sra. da Piedade, em Viseu; Novo transporte para o Clube Atlético de Molelos, em Tondela, ou Comemorações do Dia Mundial da Árvore, em Santa Comba Dão). Certamente, haverá registo a posteriori, até porque os autarcas não são alheios a eventos desta natureza e de importância semelhante (recordemos, por exemplo, a visita ao caminho agrícola do Esporão, em 2007, cuja foto inaugura este post).

Agora, importa mas é saber o que é que já é possível ver sobre o traçado da AE Centro, cujas obras deverão ter início em 2009 e deverão estar concluídas até 2012 (altura da estreia do filme “Odisseia no Centro”).

Onde pára o Tourigo nestas andanças?

I. Documento oficial da Concessão da AE Centro
Pág. 3: nada de novo no mapa apresentado.



II. Documento disponível no site da Câmara de Mortágua
Na notícia sobre a AE Centro, a autarquia disponibiliza um doc. entitulado "Traçado do IP3". Tourigo aparece na 1.ª página. Por comparação ao mapa do estudo prévio do traçado da AE Centro, também disponibilizado pela Câmara de Mortágua, e tendo em conta as declarações do Presidente desta autarquia, tudo leva a crer que a opção escolhida foi a “Opção 3” (que passa a sudeste da Felgueira), ficando sem efeito a opção 2, que contemplava uma passagem, via noroeste, pela Felgueira, o que poderia eventualmente afectar o Reino Maravilhoso do Rego.

Traçado do IP3

Estudo prévio do traçado da AE Centro

Afonso Abrantes, Presidente da Câmara de Mortágua dixit:

Foi escolhido o traçado da auto-estrada mais a norte do concelho, e a ligação de Mortágua ao IC12 não vai atravessar a zona do Reguengo. Eram duas situações para nós da maior importância, foram consideradas, e portanto temos boas razões para estarmos globalmente satisfeitos. E relativamente ao Nó de Mortágua, a solução final (com saída na recta do Moitinhal, a terminar na EN234) acaba por ser uma boa alternativa porque irá permitir a abertura do acesso de Monte Grande, como era nosso desejo, facilitará o acesso mais directo às Freguesias de Pala, Espinho e Vale de Remígio e por último não afectará a urbanização futura de toda a zona da antiga Profloresta”.

Resta manter-mo-nos vigilantes. Com tanto lançamento de auto-estradas e Ruas às avessas, ainda poderá haver efeitos colaterais não desejados.

Vosso

JSR