Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Costado elegante


Hoje, dia em que município de Peniche apresentou o dossier de candidatura das Berlengas a Reserva da Biosfera da Unesco, é caso para relembrar o colo que serve de berço ao Rego.
Visto assim pode não se identificar logo à primeira vista.
O Caramulo.
Esse costado elegante que marca uma das fronteiras das Beiras, erguendo-se com 1076.57 metros de altitude. Terra de oportunidades; de gostos; de sombras verdes e penhas acutilantes de cinzento apontado ao céu. Rios ternos e termas quentes; caminhos pedestres e besteiros destemidos; aldeias adormecidas e outras que não; quintas esquecidas na encosta; estradas romanas; campos de milho e belos sorrisos. Terra de irrepreensível gastronomia, vinho de eleição e do Rego, claro está.
Com a ideia de que o próximo dia 11 de Dezembro será o dia internacional das montanhas, é caso para redescobrir o Caramulo, doce como caramelo.
JSR que nem mimosas:
JSR embuziado: