Aqui fica uma sugestão para um início de refeição à Rego:
Ingredientes
1 alho francês
1 talo de aipo
1 cebola
2 cenouras
500 g de castanhas descascadas (congeladas)
1,2 l de água
sal, pimenta e cravinho
2 fatias de bacon
uma mãozita de cogumelos frescos
boa disposição q.b.
Preparação
Comece logo pela boa-disposição, considerando-a em todos os momentos da preparação.
Uma vez lavados na frescura da água do Rego e com cortes certeiros, deite num édredon de azeite o talo de aipo, o alho francês e a cebola em rodelas. Tape e leve a lume brando, a tomar cor. Neste concerto, junte cordialmente uns pedacinhos de bacon. De seguida, adicione as cenouras lavadas, devidamente peladas e cortadas em rodelitas, fazendo acompanhá-las para esta festa pelas castanhas. Após uma revira-volta dos elementos, regue com a água a ferver. Tape e deixe os ingredientes conversarem até as castanhas estarem macias.
Num passo de magia, transforme tudo em puré, adicione o leite, tempere com sal, pimenta e um cravinho. A seguir?... Fervura branda até esmorecer.
Entretanto, leve os cogumelos a banhos para libertarem as impurezas. Aconchegue-os depois numa frigideira, salteando-os num fio de azeite, até se maquilharem a preceito (tenha atenção para que fiquem bem salteados, sem água).
É chegado o momento de juntar os convidados. Sirva o creme nas malgas, deixando cair no centro a neve de cogumelos salteados.
Se puder, tenha ainda o bónus de uns cubinhos de pão estaladiço ou umas farripas de queijo da serra curado para os que quiserem compor o creme, que já de si é bem composto!
Tourigo, o berço da Touriga Nacional
E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional?
Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais.
A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço.
Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário