Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Tourigo: freguesia e heráldica

Aqui fica o acervo legal e heráldico do Tourigo:

Lei n.º 27/86, de 23 de Agosto (excerto):














Heráldica:
Apostamos que, no brasão, uma das linhas de água é o nosso querido Rego, a par do Rio Mau.













Brasão:
Escudo de prata, roda de azenha de vermelho entre dois ramos de linho de verde, floridos de azul, postos em pala; campanha de quatro tiras ondadas de azul e prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «TOURIGO».














Bandeira:
Azul. Cordão e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.












Selo:
Nos termos da Lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Tourigo - Tondela».



Nota:
Imagem do diploma legal cf. Diário da República.

JSR

Ota em Alcochete e Projecto PIN por um Rego melhor

Nota de imprensa da CIR

A CIR - Confrarias Internacionais dos Regos congratula-se pela decisão governamental em localizar o conhecido "aeroporto da Ota" em Alcochete.
A decisão não foi fácil mas reconhecemos que teremos agora mais condições para negociar e reclamar um Projecto PIN (Projecto de Potencial Interesse Nacional) para a área do Rego.
Esta atitude - designada por "Regotar" (não por semelhança ao "regatear" mas por associação à justa pressão que os concelhos da zona da OTA vão fazer junto do Executivo) - baseia-se, antes de mais, no empenho de todos na identificação de prioridades de desenvolvimento estrutural no vale do Rego.

Neste sentido, decorre, por uns dias, um processo de consulta pública e maturação estratégica, com vista a apurar os vectores principais a destacar no Projecto PIN por um Rego melhor, a apresentar no início de Fevereiro.

Informação relacionada:
Novo aeroporto..., 03.11.07

JSR