Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Novidades no Reino em redor do Rego

Numa das idas ao Rego (é sempre boa esta expressão), demos conta de umas (recentes) alterações no leito original no coração do Reino. O que se nos ofereceu ver, para lá de um curso de água cheio de garra (tanta tem sido a chuva)? Ora, nem mais: uma intervenção mesmo junto ao primeiro moínho e ao início do Rego, propriamente dito. Recuperação dos moínhos? Quem sabe, um dia. Não contando com a miríade de canos e caninhos por ali existentes, o primeiro moínho tem agora à sua frente uma pedra que quase dá para fazer de mesa para pic-nics. E quem quiser passar para a margem "de lá" tem de deitar mãos à obra, lançando uns seixos a jeito para poder atravessar não o Rego mas o Esporão. Não é caso para dizer que podemos fazer desportos radicais no Rego, mas nunca se sabe.
Para quem se lembra, aqui fica a memória do leito anterior à intervenção:
Entretanto, por terras do Barreiro, as intervenções são ao nível dos caminhos florestais e a fronteira com o Tourigo também terá a sua vez. Beneficiação dos seguintes caminhos florestais:
CAMINHO DE LIGAÇÃO ENTRE O PEGO NEGRO E O TARRASTAL
CAMINHO DO ALAMBIQUE DO BORRALHAL-VALE DA ARMADA-ESTEIRO DE BAIXO
CAMINHO DO ALAMBIQUE DO BORRALHAL-CAVADAS VELHAS-MONTE DOS TERROAIS
CAMINHO DESDE A ESTRADA DE RIOMILHEIRO AO ESTEIRO DE BAIXO
ANTIGA ESTRADA DO BORRALHAL A RIOMILHEIRO
ESTRADA ENTRE AS ALMAS E O LIMITE COM A FREGUESIA DO TOURIGO
CAMINHO DO ATÊRRO SANITÁRIO-CAMPO REDONDO
CAMINHO DO RIBEIRO AO BELEGÃO
JSR
.

Magalhando por Tondela

Afinal, três dos treze grupos participantes no desfile de Carnaval em Tondela tiveram como mote de observação crítica da actualidade portuguesa o Magalhães... outra vez, o todo pela parte e a parte pelo todo.
Tondela festeja o Carnaval 2009

JSR, em tempos de "magalhar" ou malhar