Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Sopa aquece o rego - sopa termodinâmica do Rego


O Rego esteve congelado, quase durante um ano... O que o poderia descongelar, dar-lhe um novo fôlego... ou não?! Nada melhor do que a quentura das malgas de um caldo mais que saboroso e apreciado.
Passamos a explicar: a recriação da feira foi o contexto, o adereço básico para lançar os convivas em mais uma aventura nesta aldeia da serra do Caramulo.
Para lá da feira, destaca-se a ideia de um grupo de voluntários que meteu mãos à obra e deu frutos... ou melhor, deu malgas de caldo verde, tendo o preço do caldo revertido a favor do Lar do Tourigo. Pois é, aproveitando as potencialidades do Rego e da sua temperatura amena, quando necessário, o caldo verde foi delicada e minuciosamente aconchegado nas águas serenas do Rego. As malgas deixaram-se banhar, arrefecendo o caldo até à temperatura ideal (pois toda a gente sabe que caldo quente de mais queima o prazer da degustação!). Assim, mais uma vez o Rego foi um silencioso mas atencioso anfitrião de mais um convívio de tempero a gosto, em Agosto, após uma sardinhada, com o pessoal e a malta e um final de tarde quente! Para outras calendas, fica o projecto das termas do Rego e o aproveitamento, em escala, da sopa termodinâmica do Rego!!!