Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

segunda-feira, 29 de junho de 2009

A pedo/eco/agro/auto/ciclo-pista multi-usos do Rego e outras pistas para usar

A 12 de Janeiro deste ano, falámos aqui da construção da ecopista do Dão. Sobre esta obra, São João fez das suas e o anúncio oficial da sua construção foi feito na quarta-feira passada na presença dos descontraídos e bem-dispostos três mosqueteiros do Dão (vulgo presidentes das Câmaras de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão), ao melhor estilo de Miami Vice...

Segundo o site da Câmara de Tondela, será recuperado o ex-ramal do Dão, transformando-o numa ecopista apropriada à prática do cicloturismo, emoldurada por "paisagens ricas em património edificado de grande valor simbólico". De referir também o "magnífico piso e equipamento, o melhor mobiliário urbano e a melhor recuperação do edificado, preservando sempre as marcas antigas das estações e os equipamentos da linha férrea", procurando ser também a concretização de um projecto simultaneamente de lazer e de responsabilização cultural.

Regozijamo-nos com o notório ambiente saudável entre os mosqueteiros do Dão, patente na reportagem fotográfica, que serve de motor para uma união de esforços fértil em prol das populações e ciente da importância deste tipo de infra-estruturas para a captação de turistas. Isto em ano de eleições até fica mais colorido, mais leve... mais tudo... Por curiosidade, vejam só o momentâneo bigode do presidente da Câmara de Tondela... imaginação e renovação de imagem em ano de autárquicas!

Entretanto, Tourigo não é abrangido por esta ecopista, atendendo a que já faz parte de outra - desta feita a autopista que liga Tondela a Mortágua, cujo piso também merece uma nota positiva, apesar de ainda não estar devidamente sinalizado nem "balizado". Mas isso são detalhes.
Não esquecer também a pedo/eco/agro/auto/ciclo-pista multi-usos do Rego que, essa sim, é um património infelizmente não promovido mas de todos conhecido como uma das riquezas do Reino em redor do Rego.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::