Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Comissão Europeia, as águas de Portugal e o Rego

Afinal, não é só a crise financeira e as medidas da Comissão Europeia para relançar o crescimento económico na UE que animam a actualidade.

Então não é que a Comissão Europeia anda de olho na qualidade da água potável em Portugal... que, pelos vistos, não está de total boa saúde. Segundo o Público de ontem, "a Comissão Europeia enviou a última advertência escrita a Portugal por incumprimento das normas da União Europeia, em vigor há oito anos, sobre água potável, considerando "inaceitável" que ainda existam "muitos locais onde a água continua a não ser segura para o consumo humano"."

Quanto ao Reino maravilhoso em redor do Rego e apesar de não constar nenhuma informação sobre a água do Rego no site da Câmara de Tondela nem no das Água do Planalto, apenas podemos ficar com a informação possível, relativa ao relatório trimestral da qualidade dás águas no conselho de Tondela (2.º trimestre de 2008): http://www.aguasdoplanalto.pt/imgs/fich/Trimestre2_2008_Tondela.pdf.

Entretanto, a Agência Rego, essa referência do meio aquático, encontrou o blog da CUDAP – Comissão de Utentes para Defesa da Água Pública luta nos concelhos de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela ... para que não haja águas turvas nestas andanças!

Resta-nos, em última análise, a reserva do Rego, esse filão de água cristalina!