Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A energia do Rego e os regos de Portugal

*
Ontem, foi apresentado o primeiro parque de ondas pré-comercial do mundo, situado no norte de Portugal.
JSR esteve lá, como não poderia deixar de ser.

Muito fustigado pelos jornalistas para saberem novidades sobre o projecto piloto do Rego, JSR avançou apenas que se trata de um projecto que visa analisar o potencial do Rego (aos mais variados níveis: energético, terapêutico, etnográfico, etc.), com especial atenção para as aplicações do leite com gás, numa altura em que tanto se fala do leite contaminado proveniente da China.
E, para não levantar ondas no Rego, JSR afirmou, uma vez mais, que o leite com gás, a pérola do Rego, mantém intacta a sua pureza bacteriológica, atestada pela bateria de análises feitas regularmente.

Entretanto e quando calha, JSR tem andado a recolher registos de outros regos.
Desta feita, no Piódão, esse concentrado de encanto do regaço serrano.
Na verdade, melhor do que as palavras é ir lá, com tempo, e viajar pelas dobras dos cotovelos de uma serra, que tanto parece aconchegar os que lá vão, como dá a sensação de ser indiferente aos que, feitos formiguinhas, a descobrem.

Para lá desta maravilha, outras paragens têm regos famosos, como Alvarenga lá para os lados de Arouca, onde corre a água do Rego do Boi pela carreira de moinhos. Ver fotos e blog.

* adaptação de imagem disponível em http://static.publico.clix.pt/homepage/infografia/ambiente/pelamis/, acesso a 23.09.2008.