Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Ano novo, vida nova... Rego renovado!

tic-tac, tic-tac... contagem decrescente, doze badaladas e, de um pulo, entrámos em 2009!

E por vezes as noites duram meses
E por vezes os meses oceanos
E por vezes os braços que apertamos
nunca mais são os mesmos. E por vezes


encontramos de nós em poucos meses
o que a noite nos fez em muitos anos
E por vezes fingimos que lembramos
E por vezes lembramos que por vezes

ao tomarmos o gosto aos oceanos
só o sarro das noites não dos meses
lá no fundo dos copos encontramos

E por vezes sorrimos ou choramos
E por vezes por vezes ah por vezes
num segundo se evolam tantos anos.
David Mourão-Ferreira


Ano novo, vida nova... Rego renovado!
Não na aparência que essa, como as palavras, leva-a o vento. Renovado nos votos de presença, atenção, preserverança e, claro está, de prosperidade, saúde e "boa onda" para todos os que nos visitam.
Que o caudal do Rego se mantenha ou mesmo aumente e que sirva o Tourigo da melhor forma.
No fundo, que esteja sempre à disposição das boas e nobres causas e de sãs e enraizadas tradições. Por exemplo, a do primeiro banho do ano! "Consta que", por altura da passagem de ano, uma zona "urbana" do Rego foi, para alguns, palco dessa lavagem refrescante e desse acordar renovado para o ano novo! Por outro lado, mesmo não havendo Iemanjás por perto, houve até quem lançasse as suas ofertas para a beira do Rego. Tradições...:)

Nesta altura, e depois da magia do Natal, não se fez esperar muito até que começassem os oráculos a agoirar que será um ano perigoso, em termos económicos (ver notícia no Público "Os desafios de 2009 segundo 12 personalidades da vida económica"), de crise e de tempo para resistir, recuperar, reflectindo profundamente no que está mal e nos arrufos a que os preciosos políticos se dão ao trabalho de estalar.
Veremos como reagem os das terras lusas já que, há muitos anos, o mote principal nas ruelas da opinião política e pública é de que estamos sempre em crise e "as coisas estão sempre mais ou menos". Assim, será que, por isso mesmo, estaremos um pouco mais preparados para o que aí vem? Bom, pode ser mas a moldura internacional já começou mal lá para os lados do Médio Oriente...

Sempre podemos tentar ler o que os astros nos reservam (a curiosidade é muita, ver em "Vinte coisas que queremos mesmo saber sobre o ano que agora começou") e tirar partido de 2009 ser o ano internacional da astronomia.
Para o efeito, o Rego até que proporciona boas paragens para observação astronómica, para gáudio de todos quantos os que se deixam fascinar por estrelas, planetas, universo(s), cosmologia, etc..
Já noutro ramo, o da astrologia, espera-se que o zodíaco apresente, pelo menos, previsões motivadoras para 2009. A esse título, a Confraria espera conseguir manter-se fiel ao equilíbrio próprio do seu signo, já que até nasceu sob os auspícios de Balança.

Para motivar as hostes, lembrem-se que vem aí o festejo de Santo Amaro e, até lá, as Janeiras andam de boca em boca, como esperanças de porta em porta! Sim, porque no Reino maravilhoso do Rego, festa é festa! E nos intervalos das festas, fica o desejo a crepitar e a vontade do Rego a resistir à crise, sempre com a esperança e um sorriso nos olhos.

Assim, em 2009, a cada dia, aproveite e inove!