Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Gambozinos do Rego

Decorre até amanhã o Conselho Europeu das Pescas, sob a presidência portuguesa da União Europeia.

JSR deslocou-se a Bruxelas aproveitando a comitiva governamental e esteve presente nas primeiras negociações deste Conselho.

Como principal conclusão desta reunião, e no quadro das quotas de pesca para Portugal, destaca-se o facto da bacia do Rego ter sido definida como zona de pesca especial. O estatuto de espécie protegida manteve-se atribuído ao famoso gambozino do Rego, tendo sido estabelecidas as respectivas quotas de pesca, limitadas aos períodos associados aos solstícios e equinócios.
Claro está que esta negociação culminou novamente com um "Porreiro, pá" entre os já íntimos amigos JSR e Sócrates.

Sobre o Gambozino do Rego:
O gambozino do Rego é uma espécie protegida e, dada a sua raridade, é considerada um dos símbolos do Rego. Tal como o seu congénere norte-americano, o gambozino do Rego é atraído pela luz, pelo que a sua captura é especialmente feita no período nocturno. Consta que estes bichinhos também resolvem aparecer ao chamamento de um certo tipo de assobio...
Ainda não foi fotografado e a razão parece estar no tipo de flash utilizado que ainda não conseguiu ter o alcance mínimo que garanta o aparecimento do bicho. Enfim, peculiaridades de uma espécie cujos registos escasseiam mas que existe, ah isso existe ("... no creo en las brujas pero que las hay, las hay...").
Prova disso mesmo, é a famosa receita "gambozininhos do Rego fritos", feitos como os "jaquinzinhos fritos" e servidos com um belíssimo arroz de tomate malandrinho, salpicado com coentros do Rego.

Mais informação sobre a vulgar espécie Gambusia holbrookl, consultar artigos:
Zoomarine
ICN

JSR