Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

segunda-feira, 25 de maio de 2009

A Visita

Ao que sabemos, vai estar em digressão pelo país (até porque já andou por terras do Norte e das Beiras).
Se puderem, aproveitem e deliciem-se. Não trata só da solidão e da interioridade das aldeias. Mas das aldeias que nós próprios somos. Das nossas festas e memórias e das nossas ruas e dos nossos campos cultivados ou em pousio, quando todos se recolhem e ficamos connosco. Sobre o Interior para o interior de cada ser. Um verdadeiro poema telúrico, genuíno, simples e, por isso, belo. A reflectir e rir.

::::::::::::::::::

Quando um homem do campo, carregado de memórias, caminha solto no espaço, os seus pés de barro misturam-se com os dedos que se cavaram na terra. A harmonia é dissonante, no equilíbrio ele parece cambalear, como se fosse voar. Como marinheiro sem mar. A melodia desse movimento encontra o compasso no tropeço, como um corpo suspenso, que procura o gesto para sintetizar a ideia que se perde no meio da palavra.O ritmo determina o seu andamento pela ansiedade e a respiração queima o ar. O texto serve apenas como ferramenta para uma construção, ou desconstrução de qualquer lógica naturalista. O texto deve ir ao encontro da poética das sonoridades mais rurais. Que espera este homem? Que podem esperar os homens? Que se pode esperar encontrar dentro das invenções que se reinventam para acreditar que se vive... ou não se vive.

:::::::::::::