Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Mais um punhado de Touriguês

Punhado, Gabela, Molho
Não, não são alcunhas de ilustres desconhecidos. São apenas mais expressões do Touriguês, desta feita, relativas a medidas (estas estão na proporção crescente...).

Gabela: pequeno molho de lenha; feixe de palha; monte ou braçada de cereal ou erva cortada.

Já agora, aqui ficam mais exemplos de recolha de linguajares típicos de povoações, como o Touriguês:
Notas de Etnografia do Barroso
Vila Flor Modos de Linguarejar XL
Brunhoso
Galramento, a linguagem de Molelos

Gabelas de saudações para todos,
Vosso
JSR

Dia Internacional das Montanhas

De acordo com o estipulado pelas Nações Unidas, hoje comemora-se o Dia Internacional das Montanhas.

A nossa - o Caramulo - é a principal protecção e sustento de reinos maravilhosos, como o reino do Rego e o Vale de Besteiros. Só por um mero acaso é que o também hoje aniversariante cienasta, Manuel de Oliveira, ainda não se lembrou de filmar por cá (em vez do Vale Abraão poderíamos ter o Vale de Besteiros...).





Caramulo, uma tentação