Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

terça-feira, 30 de novembro de 2010

a sina de ser "porco" e "estúpido"

No horóscopo chinês, diz-se que o porco "é um signo de personalidade forte, com uma força interior extraordinária, apresentando-se sempre cercado por uma aura de mistério que o torna diferente dos outros". Para 2011, os oráculos orientais prevêem que "Este ano ira favorecer a reflexão e o autoconhecimento. Aprenda a observar os fatos de maneira positiva. Busque os seus objetivos com entusiasmo e seja mais otimista no trabalho. Os esforços dos últimos tempos serão recompensados."

Estamos mais tranquilos assim. Dizer que Portugal é um dos "porcos" (PIGS - Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e "Spain"/Espanha) pode ser uma de duas coisas: uma curiosa forma de cumprimento diplomático (para os que nos vêem como um mau aluno do clube Euro) ou um prestigiado reconhecimento da nossa capacidade de adaptação (para os que mantêm o optimismo).

Vejamos. "Mata um porco e verás o teu corpo". Assim diz o ditado.
No caso concreto da crise financeira que tem atormentado os governantes um pouco por toda a Europa e não só, ser-se porco (um dos PIGS) é também, no fundo, um caso de estudo exponenciável para (todos) os outros Estados Membros da União Europeia. Por isso, é melhor que não "matem" nenhum dos porcos/PIGS, caso contrário, verão expostas as fragilidades de todos os que fazem parte de um club (o do Euro e do BCE), que tenta manter estáveis, a todo o custo, as oscilações de moeda, inflação, défice, dívida pública, etc....
Recuperando, assim, o que alvitra o horóscopo chinês para 2011, todo os porcos/PIGS conseguirão ver que "os esforços dos últimos tempos serão recompensados".
Mas, para além de tudo isto (como se já não bastasse), Portugal vê-se enredado de outro epíteto: o de estúpido. Expliquemo-nos: "Os especialistas começam agora a usar uma outra expressão para denominar os países que seriam afectados pelo efeito dominó em caso de falência da Grécia: os 'STUPID' (estúpidos) que é a sigla em inglês para Espanha, Turquia, Reino Unido, Portugal, Itália ou Irlanda e Dubai." cf: http://economico.sapo.pt/noticias/depois-dos-pigs-portugal-esta-agora-entre-os-stupid_81054.html.
...
Persistência e tenacidade, em face de jogos de monopólio dos mercados de capitais e dos investidores. Aceitam-se apostas. Contra ventos e marés.
O povo é sereno. Os PIGS e os STUPID também...

1 comentário:

Rita Marques disse...

Este post fez-me lembrar um livro muito bom que li e aconselho: "O triunfo dos porcos" de George Orwell!

beijinhos e já agora, Feliz ano de 2011 ;)