Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

terça-feira, 9 de junho de 2009

Convocatória: Blogagem Colectiva Aldeia da minha vida

Por essa regosfera, há muitas iniciativas. E porque não participar numa delas sobre a "Aldeia da minha Vida" no dia de Portugal?

Foi o que fizemos!

Nome: Confraria do Rego

Texto sobre a "A Aldeia da minha vida":

Tourigo: Aldeia aninhada na encosta do Caramulo, tem nome da casta-magna do Dão (touriga) e foi até passagem de militares nas invasões francesas. De pequena se torna grande, porque variada e rica. Para além dos moínhos, da beleza natural que lhe é característica e alguns vestígios arqueológicos, destaca-se o Rego do Esporão, património cultural que tem por base uma levada de água de abastecimento ao regadio do povo que, durante várias gerações, tem fertilizado as propriedades dos beneficiários e seus descendentes. Sobre esta levada, existem registos que datam, pelo menos, de 1720. Trata-se de uma escritura de partilha da água por vários agricultores, com a anotação dos dias, horas e minutos a que cada um pertence e que deve constituir um dos mais preciosos manuscritos no género em todo o país. O manuscrito foi considerado por um Magistrado como um documento legal e perfeitíssimo que regula a partilha da água do conhecido rego do esporão há 266 anos. (fonte TourigOnline, http://www.tourigo.com/portal/historia.php).

"Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver do Universo...
Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer,"
Tenho-a para mim como secreto aconchego,
Quando dela condenso os cheiros, as cores, os risos, o Rego...
Todos num verso
E olho-a como um amante sente uma mulher!*

*dois primeiros versos de Fernando Pessoa

Tourigo, aldeia que cativa!

Endereço do blogue ou site ( caso tenha): http://confrariadorego.blogspot.com/






:::::::::::::::::::::::::

Para mais informação, consultar:

3 comentários:

Susana Falhas disse...

Confrariado Rego:

Confesso que é a primeira vez que ouço falar nessa curiosa aldeia. Fiquei curiosa por conhecer esse recanto, tão bonito!

Obrigada por participarem nesta blogagem!

Aproveito para esclarecer que:

A votação começa amanhã, dia 10 e acaba dia 28 de Junho no blogue da aldeia da minha vida.

Para votar, poderá faze-lo amanhã deixando um comentário ao texto que considerar o melhor.

Um comentário transforma-se num voto.

Até amanhã!

Bjs Susana

Anónimo disse...

Parabéns! Duplos Parabéns!

Pelo vosso artigo nesta Blogagem Colectiva da Aldeia da Minha Vida que está fantástico e deixa uma pontinha do véu levantada, para que os curiosos como eu estou, queiram ir aí e visitar a vossa aldeia.

Parabéns ainda pelo vosso blog que divulga e preserva o património e a cultura da vossa terra e da vossa e nossa também boa gente.

1 abraço,

Paulo

Mírian Mondon disse...

Parabens por sua participação nessa excelente blogagem!
Sua aldeia é linda e aqui termino minhas visitas sentindo-me enriquecida com esse encanto quase mágico, que nenhum outro país que conheço possui!

Abraços do Brasil!