Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

terça-feira, 18 de março de 2008

Traçar ou não o Reino Maravilhoso em redor do Rego

*
"AH É?! Centro!!" poderia ser uma táctica de futebol 4x3x3.
Mas não. A auto-estrada mais conhecida apenas por "AE Centro" merece destaque, já que pode passar pelo ou à beira do Reino maravilhoso em redor do Rego.
Esta é, indubitavelmente, uma questão que nos diz respeito e, no seguimento do repto do sempre atento P.vê, aqui fica a pesquisa sobre estas andanças.
O doc. disponibilizado para consulta pública, até ao passado dia 25 de Janeiro de 2008, já não está acessível on-line.
Por outro lado, não foi igualmente possível localizar o contributo da autarquia de Tondela no quadro da referida consulta pública.
No MOPTC, também não consta qualquer informação sobre a AE Centro (apenas sabemos que já foi lançada a Concessão do Algarve Litoral para a requalificação da Estrada Nacional 125, cf. http://www.moptc.pt/).
Entretanto e no seguimento do anúncio do lançamento do concurso da construção da AE Centro (uf! tantos de/da/do...), a conclusão a que se chega é que as entidades concorrentes à concessão devem apresentar um estudo prévio do traçado, cabendo depois ao Governo avaliar e decidir qual a solução ideal de traçado.
Ou seja, tudo na mesma...
Mas do que muito se blogopina por aí, salienta-se o seguinte traçado com referência expressa ao Tourigo:

Traçado proposto na consulta pública
Em Mortágua, atravessa os territórios de Trezoi, Espinho, Pala, Vale de Remígio e Sobral. A vila de Mortágua será servida por um nó, seguindo a estrada em direcção a Santa Comba Dão, concelho que será atravessado nas freguesias de Couto do Mosteiro, São Joaninho, Treixedo e S. João de Areias. Daqui até Viseu, o traçado confunde-se com o actualmente usado pelo IP3, passando pelo concelho de Tondela (freguesias de TOURIGO, Barreiro de Besteiros, Molelos, Castelões, Nandufe, Vilar de Besteiros, Canas de Santa Maria, Mosteiro de Fráguas, Sabugosa e São Miguel de Outeiro). Já no concelho de Viseu, é atravessado o território de Farminhão, Fail, e Vila Chã de Sã.
___________________________________________________
Assim, temos que esperar que as ditosas palavras "porreiras, pá" lancem os dados e os concorrentes à concessão apresentem um estudo prévio do traçado que respeite o Tourigo e arredores.
Numa altura solene em que tantos beirões voltam ao Centro, pode ser que o anúncio da concessão seja um ovo da Páscoa escondido por estas bandas de cá, por Sócrates, o não grego.

Mais uma vez, contactámos João Sem Rego que se mostrou reservado quando à manifestação da sua opinião sobre o actual tema a debate. Afirma que já viu muita coisa e que, quando o melhor pedaço implica um traçado, a res complica-se...

__________________________________________________

Resumo da novela:

I. Estudo de impacte ambiental relativo a:
- lanço do IP3 entre Mealhada e Viseu;
- IC12 entre Mealhada e Santa Comba Dão
ambos com perfil de auto-estrada e numa extensão total de cerca de 80 Km. Para já o estudo do novo traçado do IP3 incide no troço entre Viseu e Mealhada, numa extensão de cerca de 50 Km.


II. Consulta pública, que terminou a 25 de Janeiro de 2008
- entre Mealhada e o Nó de Mortágua os traçados do IP3 e do IC12 serão comuns
A partir daí:
- O IP3 seguirá para os concelhos de Tondela e Viseu
- o IC12 derivará para Santa Comba Dão, Nelas e Mangualde, dando continuidade ao troço já construído até Carregal do Sal
- Está prevista uma interligação entre os dois itinerários.
O Estudo de Impacte Ambiental contempla duas soluções possíveis de traçado para o IP3. Do corredor final que vier a ser adoptado dependerá também a localização do Nó de ligação a Mortágua (saída e entrada na auto-estrada).
http://www.cm-mortagua.pt/modules.php?name=News&file=print&sid=342
http://www.cm-mortagua.pt/modules.php?name=News&file=article&sid=342

III. Anúncio do concurso de concessão da Auto-Estrada do Centro,
debate quinzenal na Assembleia da República de 29 de Fevereiro de 2008

http://www.cm-mortagua.pt/modules.php?name=News&file=article&sid=366
- Concurso a ser lançado durante Março de 2008.
Engloba:
- traçados de auto-estrada entre Coimbra e Viseu,
- IC12 entre Mortágua e Mangualde, e
- IC2 entre Mealhada e Oliveira de Azeméis
A concessão deverá ser adjudicada em 2009, devendo as obras arrancar ainda nesse ano e prevendo-se a sua conclusão para o final de 2011.

IV. Traçado inteiramente novo
http://www.asbeiras.pt/?area=viseu&numero=52634&ed=29112007
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=526847&page=18

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro JSR,

Obrigado por tão boa compilação de informação sobre o tema da A hé ! Centro. Os regantes estão a ficar "mal habituados" pela qualidade a que nos habituas :-).

Vamos todos "torcer" para que seja feita a melhor solução (não para o país mas para o Tourigo pois de decisões em prol do país já estamos todos um pouco cansados ...).

Uma Feliz Páscoa e ... encontramo-nos junto ao rego num destes próximos dias !

P.vê