Tourigo, o berço da Touriga Nacional

E se for mesmo verdade? ... estaremos preparados? Para sermos mesmo o berço da touriga nacional? Algum tempo passou desde que lançámos aqui o desafio de propor Tourigo como berço da Touriga Nacional, essa encubadora de taninos dos melhores vinhos nacionais. A ideia ganhou raízes, a início muito circunscritas, para depois "arrepiarem" caminho e lançarem a sua semente por vários sítios do cyberespaço. Porque não é todos os dias que uma freguesia tem como "marca de água" o nome de uma casta como a Touriga Nacional, siga as novidades em Tourigo, berço da Touriga Nacional

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Confrades a toda a velocidade

São João do Monte, domingo, 28 de Setembro de 2008, 9.00 da manhã, sol radiante e boa temperatura.
As alturas na serra requisitavam a presença dos mais afoitos. Velocidade, subidas e descidas, quedas e arranhões... tudo em duas rodas e muita vontade de participar e percorrer mais um trilho neste corpo serrano do Caramulo.
Consta que houve confrades nestas andanças... mas, quando a torre sineira recordava o meio-dia e meia, ainda nenhum tinha chegado.
Por certo, encantado com as paragens!

É de iniciativas desta (ver em http://adcr-saojoaodomonte.blogspot.com/) que se faz o caminho, caminhando (ou melhor, pedalando)!


















quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A energia do Rego e os regos de Portugal

*
Ontem, foi apresentado o primeiro parque de ondas pré-comercial do mundo, situado no norte de Portugal.
JSR esteve lá, como não poderia deixar de ser.

Muito fustigado pelos jornalistas para saberem novidades sobre o projecto piloto do Rego, JSR avançou apenas que se trata de um projecto que visa analisar o potencial do Rego (aos mais variados níveis: energético, terapêutico, etnográfico, etc.), com especial atenção para as aplicações do leite com gás, numa altura em que tanto se fala do leite contaminado proveniente da China.
E, para não levantar ondas no Rego, JSR afirmou, uma vez mais, que o leite com gás, a pérola do Rego, mantém intacta a sua pureza bacteriológica, atestada pela bateria de análises feitas regularmente.

Entretanto e quando calha, JSR tem andado a recolher registos de outros regos.
Desta feita, no Piódão, esse concentrado de encanto do regaço serrano.
Na verdade, melhor do que as palavras é ir lá, com tempo, e viajar pelas dobras dos cotovelos de uma serra, que tanto parece aconchegar os que lá vão, como dá a sensação de ser indiferente aos que, feitos formiguinhas, a descobrem.

Para lá desta maravilha, outras paragens têm regos famosos, como Alvarenga lá para os lados de Arouca, onde corre a água do Rego do Boi pela carreira de moinhos. Ver fotos e blog.

* adaptação de imagem disponível em http://static.publico.clix.pt/homepage/infografia/ambiente/pelamis/, acesso a 23.09.2008.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Vindimas, compotas, castanhas... a doce chegada do Outono

Hoje chega o Outono, a época das cores alaranjadas e avermelhadas, de chãos feitos de folhas a estalarem, das generosas vindimas, das compotas e da marmelada, das castanhas e da água pé...

Esta estação chega, então, pela porta do equinócio do Outono, quando o dia, antes que o sol comece a ficar preguiçoso, tem tantas horas como a noite.

O Outono é também a altura em que a Confraria comemora um ano da sua criação, já no próximo dia 6 de Outubro...!
Tanta coisa passou, tantas ideias ainda por passar... Todas são assim como a borboleta fotografada recentemente no Rego.
Levam o seu tempo a amadurecer e a metamorfosearem-se, na expectativa de o resultado ser bom de apreciar... tal como um bom vinho do Dão, com a marca da Touriga Nacional.
Por curiosidade e porque estamos em época de vindimas, refira-se que este ano comemora-se o centenário da instituição da região demarcada do vinho do Dão, criada a 10 de Maio de 1908.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

O Rego no campo de guerra II

Mais momentos dos combates...














Touriguês e topónimos

O Rego continua em ebulição.

Agora com mais termos para o touriguês: Talhadoiro; Cortar a água; Pois cantés...!; Soga; Toice.

Fica ainda a sugestão feita por "AHC", num recente
comentário, de ser criado um espaço para topónimos, que são nomes que designam uma localidade, um lugar ou um sítio.
Segundo AHC, "há muitos engraçados e que correm o risco de se perder, até pq o mesmo lugar é designado de direntes modos por pessoas que vivem nos extremos da aldeia."
Pegando na deixa, aqui fica o primeiro:

"Carvaqueiro" ou "Carbaqueiro" por referência a "Corga do Vaqueiro".

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

O Rego no campo de guerra












A recta final do Verão tem trazido momentos de referência no reino maravilhoso do Rego.
Para além de outras iniciativas e porque o Rego atravessou o campo de batalha, aqui fica um breve registo do que se passou no exercício pseudo-psico-militar, desta feita para os lados do Tasku.

Data: 07.09.08
Temp.: muito boa
Humidade: sem relevância

Equipas (pela ordem das fotos): Kual Ker Koisa; Kumanxeró, Amigas for ever; Xikeiru; Rebenta Bilhas, Kanalhada





Instrução inicial:




Logística:









Assistência e "cumbíbiu":

Resultados:









Momentos raros:
Sniper à solta (a assistência esteve em perigo mas resistiu)



"Espectáculo" ... de Kamikase

"se te apanho..."

"Mata o gajo!"... logo quando o sniper fica sem balas...

final d'ouro